A Fraternidade nasce a partir da:

  • Experiência concreta de vivência do carisma Carmelita, dos irmãos que se sentem chamados/as a esta forma de vida;
  • Experiência concreta do Carisma Carmelita em Grupos de Leigos Carmelitas, em convívio nas casas carmelitanas com os frades, monjas ou irmãs.

 

A Fraternidade e o espaço de convivência para o encontro concreto entre os irmãos, sob a guia do Espírito Santo. É o local onde os Carmelitas Seculares constroem vínculo de família. A experiência brotada no interior deste espaço deve produzir os melhores frutos da vivência do carisma carmelitano, que nutrirá o sim generoso de cada irmão. Por isso, cada Carmelita deve ser fiel no propósito de cultivar a vida fraterna, participando do “Dia da Fraternidade”, dos encontros, reuniões e outras atividades organizadas na Fraternidade.

Ela é o centro/núcleo de convergência dos membros da Fraternidade Carmelitana, que residem com seus familiares, sozinhos, com outras pessoas, para o encontro concreto entre os irmãos, sob a guia do Espírito Santo, para a formação dos irmãos; é o local onde os Carmelitas constroem vínculos de família e manifestam a unidade na vivência do carisma e da espiritualidade da Ordem do Carmo.

A fraternidade é vivenciada cotidianamente pelos membros como um chamado a ser respondido em todas as dimensões da vida que se encontrem inseridos. Ela deve ser entendida como uma Escola de Oração e Maturidade Humana-cristã, para que cada membro busque ser a expressão da caridade. Lembrando-se sempre que é o perdão que possibilita a fraternidade e a boa qualidade do relacionamento entre os irmãos.