A Fraternidade Carmelita deve ser uma escola de oração, na qual todos os que nela estiverem sintam-se cada vez mais atraídos a uma experiência de oração profunda, no espírito próprio do Carisma Carmelitano. Como uma Escola de Oração, tem como princípio básico oferecer uma formação adequada aos seus candidatos e membros, que devem se comprometer em vivenciar a identidade carmelitana no mundo de hoje. E com o serviço a Igreja que brota desta identidade, ver o mundo em que se vive com um novo olhar, partilhando a alegria, tristeza, angustias e esperanças.
Como filhos deste mundo participamos “das suas contradições e desfrutamos das suas conquistas, nele caminhamos humildemente, ao lado dos nossos irmãos e irmãs, atentos para descobrir, como Elias, os sinais escondidos da presença e da obra de Deus” (Conf. RIVC, p. 18).
Para que cada um descubra a presença amora de Deus no cotidiano da vida, a formação tem como finalidade preparar pessoas para viver o carisma e a espiritualidade do Carmelo, por meio da formação na Escritura e na Lectio Divina, na importância da liturgia e dos Documentos da Igreja, na espiritualidade do Carmelo, na história da Ordem, dos santos da Ordem e da pedagogia carmelitana de oração e meditação.
Considerando o enorme desafio deste caminho a ser percorrido, e ainda que aquele que está no processo de formação para o Carmelo seja o primeiro agente de sua formação, o processo exige a corresponsabilidade de todos que se dispuserem a caminhar pelas sendas do Carmelo.
Cabe ressaltar que a formação preza em preparar a pessoa. A Fraternidade Carmelitana, zelará para que cada pessoa receba uma adequada formação que a possibilite alcançar a maturidade humana e cristã em sua vida eclesial e familiar, sob o impulso do Espírito Santo, inspirado em Jesus Cristo e no Carisma Carmelitano.