julho 15 2017



CARMELO: UM JEITO FASCINANTE DE SEGUIR JESUS CRISTO!

A Fraternidade Carmelitana tem seu fundamento no seguimento de Jesus Cristo. A relação com Ele deverá gerar em cada um dos carmelitas o desejo de se tornar uma presença orante, fraterna e profética no meio onde se vive e se relaciona. Essa maneira de compreender a dinâmica do Carisma Carmelitano proporcionará a cada carmelita, ao se deparar com as adversidades da vida, responder: O que faria Jesus, aqui e agora, no meu lugar? Confiando que por meio do meditar dia e noite na lei do Senhor, o Carmelita saberá discernir a vontade de Deus.

Com desejo de aprender e experimentar este jeito fascinante de seguir Jesus, formou-se o Grupos de Leigos Carmelitas na Diocese de Paranavaí/PR, junto ao Convento do Carmo e ao Mosteiro Mater Carmeli no Comissariado Geral dos Carmelitas do Paraná. A Área I do Grupo de Leigos Carmelitas é composta por sete (07) células: seis (06) na Cidade de Paranavaí e um (01) na Cidade de Paraíso do Norte. Ambas as cidades estão situadas no estado do Paraná – Brasil.

Esses grupos têm como objetivo o aprofundamento de aspectos da mística carmelitana: oração, lectio divina, conhecimento dos Santos e Santas Carmelitas, Ofício Divino das Comunidades (Liturgia das Horas), evangelização nas residências, auxílio às famílias e entidades necessitadas, auxílio ao Mosteiro Mater Carmeli e serviço de animação vocacional.

A Área I teve início no segundo semestre de 2015. Nos dias 25 e 26 de março de 2017, aconteceu em nossa Área, a primeira Assembleia Geral do Grupo de Leigos Carmelitas. Foi uma “Assembleia Espiritual, à luz do Espírito Santo, onde os leigos se reúnem para organizar a vida da Área I”, dizia Frei Edimar Fernando Moreira, O.Carm. Nessa ocasião, foi possível avaliar a caminhada, melhorar o que está sendo feito e traçar novos planos. A Assembleia Geral dos Leigos Carmelitas da Área I contou, durante esses dois dias, com a participação de 35 leigos; com assistência de Frei Kleiton Jesus Ribeiro, O.Carm.; do assessor Frei Edimar, que nos conduziu com o tema Identidade Carmelitana; e do Comissário Geral, Frei Ivani Pinheiro Ribeiro, O.Carm. Todos os grupos estiveram envolvidos na organização do evento e foram responsáveis por várias atividades durante os dois dias de Assembleia, tais como: inscrições dos leigos, acolhida e preparação do ambiente, oração da manhã e da tarde,  lanche da manhã e tarde, apresentação da avaliação final dos relatórios.

Este envolvimento expressa a pertença a uma mesma família. As células do Grupo de Leigos Carmelitas se abriram, partilharam experiências entre si, tiveram momentos de silêncio interior e exterior, momentos de oração pessoal e reconciliação com o outro (correção fraterna), momento de oração com as monjas no Mosteiro e participação de celebração Eucarística no Santuário do Carmo. Momentos de alegria também foram vivenciados nestes dias, onde através de dinâmicas, praticamos as três dimensões carmelitanas: fraternidade, oração e serviço.

A Assembleia Geral revigorou, pela convivência fraterna desse evento, o Grupo de Leigos Carmelitas da Área I, que caminham rumo ao Monte Carmelo exalando o perfume do óleo da fraternidade, testemunhando como é bom beber desta fonte!

 

Célia Rebouças de Paula Machado, Leiga Carmelita.